
Intervenção do Presidente da Direção da AHBVOB na 6ª Edição do LADO A LADO em 16 Fev 2025
Em nome da Direção da Associação Hum. de Bombeiros Voluntários de Oliveira do Bairro apresento as nossas saudações nesta 6ª Edição do Lado a Lado, com Arroz de Galo, nesta Vila de Oiã.
Começo por deixar uma pequena NOTA, passando depois aos agradecimentos.
Os Bombeiros são Corpos de Socorro imprescindíveis e insubstituíveis em qualquer lado onde haja vida humana.
Prestam serviços à população no âmbito do transporte de doentes e da emergência pré-hospitalar, no combate a incêndios e em todas as situações de acidentes graves, catástrofes ou calamidades. Quando o telefone toca no Quartel de Bombeiros, nunca se pergunta a condição económica, social ou outra de quem está a necessitar de apoio ou socorro. Os homens e mulheres em prevenção permanente equipam-se e avançam em velocidade de corrida porque o Bombeiro é o “Anjo da esperança que luta e avança”.
Todos nós, duma forma direta, ou através dos meios de comunicação social, já assistimos à intervenção destas mulheres e homens em missões de socorro e salvamento, merecendo sempre a nossa maior admiração. Mas nem sempre as respostas aos pedidos que nos são dirigidos são prontas e completas porque os meios disponíveis em determinados momentos, são insuficientes, sobretudo, face aos picos de pedidos de transporte de doentes, situações que se agravam em períodos de grande afluência aos hospitais onde, por atraso na resposta ao seu acolhimento, os nossos meios ficam retidos, prejudicando a resposta a outros pedidos. Os hospitais são de facto um dos elos da cadeia onde nos inserimos. A falha deste elo pode levar a falhas nossas com sofrimento para os doentes e suas famílias mas também para a Direção da Associação, Comando da sua Corporação e Bombeiros. Apesar de fazermos tudo o que está ao nosso alcance para minimizar as falhas causadas por terceiros, o certo é que não conseguimos evitá-las de todo.
Pedimos, por isso, a vossa compreensão.
Uma das preocupações, entre várias, que a Direção tem é manter os nossos Bombeiros bem equipados com equipamentos de proteção individual para melhor servirem quem precisa.
Foi neste âmbito que decidimos investir em capacetes de combate a incêndios urbanos renovando muitos dos existentes já degradados e colmatando a falta de outros.
As sobras dos rendimentos deste evento destinam-se precisamente a comparticipar a compra de 65 capacetes de alta qualidade, no valor total de 22 700 euros.
A Direção da nossa Associação fica muito grata pelo vosso contributo.
Na organização deste almoço-convívio designado por Lado a Lado está a nossa Associação Humanitária com a parceria das Juntas de Freguesia do nosso Concelho, tendo como anfitriã a Junta de Oiã.
Na Coordenação com forte empenho estiveram o nosso Diretor João Simões e o Presidente da Junta de Oiã, Engº Bruno Seabra, com toda a logística garantida por esta Junta de Freguesia. Para eles e para todos os colaboradores que voluntariamente fizeram parte da equipa que nos serviu na cozinha e nas mesas, OBRIGADO.
Está connosco o Executivo da Câmara Municipal nas pessoas dos Senhores Presidente, Vice-Presidente e Vereadora Suzana Martins e ainda o Chefe de Gabinete da Presidência da C.M.
A C. M. tem sido um forte esteio na vida da nossa Associação, sendo mesmo um dos maiores Contribuintes Financeiros.
Obrigado pelo acompanhamento e apoio que nos têm dado.
Caminhemos Lado a Lado celebrando todos os dias o melhor do que a vida nos pode dar como é a entreajuda e a amizade.
Obrigado a todos vós pela vossa presença
O Presidente da Direção